O Aplicativo oficial de serviços da Prefeitura de Joinville/SC, onde o munícipe pode criar e acompanhar de forma online e de maneira extremamente fácil todas as suas solicitações.
Habilidades
Cliente
Ano
Website
Desafio
Criar, publicar e engajar a população com o primeiro aplicativo de serviços do município.
Disponibilizar um serviço funcional, transparente e incrivelmente fácil de usar.
O aplicativo é parte do plano de governo da gestão atual (2022-2024), de onde vem o desejo de se conectar de forma mais rápida e eficaz com um público em relação as suas necessidades, com o serviço públicos.
Impulsionada por um compromisso de permanecer atual, alinhando-se com valores de desburocratização e agilidade nos serviços públicos. O app atende o público com um jeito mais dinâmico e rápido, com o grande diferencial, a transparência, onde o munícipe pode acompanhar e receber atualizações via notificações diretamente pelo aplicativo, sobre o andamento de sua solicitação.
Meta
Criar um projeto ímpar e ser criado internamente pelo time de desenvolvedores da Prefeitura ao invés de ser licitado/terceirizado.
Poder mostrar o potencial e o gabarito que a equipe possui para este projeto foi algo impactante para a gestão e para os desenvolvedores.
Surge então uma grande oportunidade de fazer um projeto diferenciado, aplicando novas tecnologias e dando fôlego para os desenvolvedores com algo totalmente novo e desafiador.
Somado isso, tínhamos em mente nosso compromisso com os recursos públicos.
Criar o aplicativo internamente era uma grande forma de aprender e também de economizar recursos públicos em relação a uma aquisição por terceiros.
Resultado
Um aplicativo único e inovador.
Fácil, rápido e transparente.
Conseguimos criar um projeto do zero, aplicando novas tecnologias e conceitos, trazendo para a gestão uma visão clara de sua capacidade de inovação e de conhecimento.
O desenvolvimento do aplicativo é uma iniciativa abrangente, que vai além da criação visual e de um aplicativo comum.
Seu escopo envolveu diversos atores, mudou paradigmas entre áreas e ressoou com grande entusiasmo junto ao público, resultando em métricas de engajamento mais elevadas e um aumento tangível acessos.
No primeiro ano foram economizados em torno de R$ 900 mil reais se comparado a uma aquisição por terceiros.
Foram lançados diversos serviços como:
Reparos da Iluminação Pública;
Ouvidoria;
Pedido de patrolamento de ruas;
Consulta de Débitos;
Pagamento de Débitos;
Agendamento de consulta na saúde;
Agendamento da pista de patinação no gelo (Natal de Joinville);
Agendamento com reunião via Google Meet (para casos onde o usuário possa ser atendido remotamente);
Informações da Defesa Civil e seus alertas;
PLANCON (Plano de Contingência);
Câmeras ao vivo;
E em conjunto a essas funcionalidades, diversos sistemas paralelos sofreram modificações para comportar os pedidos vindo do aplicativo, como o SEI (Sistema Eletrônico de Informação) que gere todos os processos da Prefeitura, o sistema de zeladoria e a criação de um novo sistema de gerenciamento de agendamentos para comportar o aplicativo.
Desde o ano de lançamento a base de novos usuários passou de 60 mil para quase 150 mil, mostrando a eficácia e importância do aplicativo para a cidade.